Remédios naturais e fáceis de preparar para controlar a ansiedade.

Os chás e até mesmo a alimentação, são remédios naturais para cuidar de tratar transtornos como ansiedade, insônia, estresse e outros. Veja mais.

Chá de Camomila.

O chá de camomila, é tradicional em diversos lugares do Brasil e pode ser consumido para diversos fins, entre eles, para controle da ansiedade. Isso porque possui um composto chamado de apigenina, um flavonoide ( composto encontrado em alimentos do reino vegetal) que atual no sistema nervoso fazendo-o a ficar mais calmo.

Portanto, em casos de ansiedade, insônia e estresse, o chá de camomila é deveras importante. Bem como, pode auxiliar no controle da diabetes, aliviar cólicas menstruais e também a má digestão.

Pode ser encontrado facilmente em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, geralmente, em formato de saches. Caso opte pelas flores naturais da erva, ferva a água e em seguida, despeje a água sobre a camomila.

Chá de camomila.
Chá de camomila é indicado para casos de ansiedade, além de ajudar a dormir melhor.

Erva cidreira.

Chamada também de melissa, é uma planta medicinal – e ”parente” próxima do hortelã –. É rica em taninos, polifenóis, terpenos, além de antioxidantes e principalmente ácido rosmarínico, o principal componente que controla o ansiedade e o estresse, aumentando a atividade de neurotransmissores.

Do mesmo modo que controla a ansiedade e suas consequências, alivia dores de cabeça, combate os gases intestinais, bem como, alivia os sintomas da TPM.

É fácil de encontra-la em mercados, comércios de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres. Na hora do preparo, no entanto, utilize somente as folhas, secas ou frescas, pois é nesta parte que se encontra seus benefícios

Capim cidreira.

Frequentemente conhecido também como capim-limão ou capim-santo, é uma planta medicinal que é rica em vários componentes e traz inúmeros benefícios para saúde. Rica em citral, limoneno, geraniol, essa planta possuí ação antioxidantes. Além de ajudar a combater a ansiedade, o chá dessa planta ajuda na perda de peso, tem ação analgésica, isto é, reduz dores e ainda diminui o colesterol ruim (LDL).

A ação calmante desta planta está no citral, que gera um óleo conhecido como lemongrass, que pode ser encontrado em comércios de produtos naturais.

Atenção: Na hora do preparo, é de suma importância ferver a água, para, em seguida, despejá-la sobre as folhas. Não ferva a água com as folhas no recipiente.

Lavanda.

Há estudos científicos que apontam, entre outras vantagens, a ação do óleo de lavanda frente a ansiedade e outros distúrbios neurológicos, nesse sentido, o óleo atua diretamente no sistema nervoso, pois possui propriedades ansiolíticas, sedativas e neuroprotetoras.

Assim como pode ser utilizado também em inalações, no qual atuará no sistema límbico, que é responsável por nossas memórias, impulsos e emoções.

Além disso, o óleo de lavanda traz outros benefícios com propriedade antibacteriana, antifúngica, bem como cicatrizante. O óleo de lavanda pode encontrado em lojas de produtos naturais, pela internet e lojas de produtos naturais.

Leia também: O que é e como cuidar dos transtornos mentais?

Maracujá.

Que o maracujá tem efeito calmante, você já deve saber, no entanto, o que você talvez não saiba, é que pesquisadores afirmam que esse benefício se encontra, na maioria das vezes, concentrado nas folhas e nos caules da planta. Contudo, no caso do maracujá pérola do cerrado, o benefício da ação calmante se localiza na poupa.

Todavia, o maracujá, além da ação calmante, é rico em vitamina C, auxilia no controle da glicose no sangue e também ajuda nos níveis de colesterol.

Antioxidantes.

Os alimentos antioxidantes, como tomate, limão, uva, brócolis, espinafre, impedem a oxidação das células cerebrais e ainda, aliviam os sintomas da ansiedade.

Uma boa alimentação, rica em vitaminas e nutrientes, é de extrema importância quando o assunto é saúde mental e prevenção de transtornos. Isso porque é na nossa flora intestinal que ocorre a maior produção dos neurotransmissores.

Leia também: Ansiedade: sintomas, os transtornos e o tratamento.

Outras maneiras de cuidar da ansiedade:

Exercícios físicos:

Por meio do exercício físico, é possível estimular a produção de hormônios importantes para o bem-estar, diminuição do estresse e que trazem sensação de relaxamento, como a endorfina e a serotonina.

Yoga:

O Yoga através de movimentos, técnicas de respiração e concentração, é capaz de promover concentração, relaxamento e diminuição dos níveis de estresse, treinando o corpo e a mente.

Procure um profissional da saúde mental:

Um profissional da saúde mental te ouvirá sobre suas dores, problemas, sentimentos e pensamentos, e ajudará você, por meio de técnicas e protocolos, a lidar e superar aquilo que está prejudicando sua saúde mental.

A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!

Deixe um comentário