A mamografia ou exame de mama é o principal exame de prevenção do câncer de mama, capaz de identificar nódulos malignos ainda no estágio inicial, aumentando assim as chances de cura.
O que é a mamografia?
A mamografia é um exame tradicional que busca prevenir o câncer de mama na mulher, embora não seja o único. A mamografia é uma espécie de raio X das mamas, que busca detectar nódulos que podem ser benignos ou malignos, sua característica e seu tamanho, e também cistos.
Mamografia convencional: A mamografia convencional diz respeito ao método de obter imagens do Raio-X de forma analógica, isto é, através da revelação de uma chapa.
Mamografia digital: A mamografia digital consiste no mesmo método de registro de imagem, no entanto, o resultado final geram imagens digitais, como se fosse fotos. Além disso, outra vantagem desse método é o tempo de realização do exame, em média, 15 minutos de duração.
Mamografia 3D: Embora seja um método mais novo e um pouco mais caro, a mamografia 3D permite um registro de diversos ângulos da mama, resultando em altos números de diagnóstico com maior precisão.
Como é feita a mamografia?
Para a realizar a mamografia, utiliza-se o aparelho mamógrafo, para obter imagem das mamas. O mamógrafo possui um tubo na área superior onde se produz a radiação, uma ampola dentro do aparelho dispara um feixe para captura do Raio-X que transcende o tecido mamário.
Para obter êxito e nitidez nas imagens, a mulher deve ficar em pé em frente ao aparelho. O exame é feito com supervisão de um profissional, geralmente o profissional em radiologia.
As mamas são colocadas sob uma bandeja no aparelho mamógrafo, onde serão comprimidas na posição vertical e horizontal. Embora, possa ser um pouco descontável, a compressão gerada na mamografia permite observar todos os tecidos com mais nitidez.
Leia também: Quais os sintomas do câncer de mama?
A partir de que idade deve ser feita a mamografia?
A mamografia, normalmente, é um exame que deve ser feito a partir dos 40 anos e repetida a cada 2 anos.
Mas, mulheres com histórico de câncer de ovário ou de mama na família, devem começar a prevenção com a mamografia logo aos 35 anos. Ao notar qualquer alteração durante a mamografia, o médico pode solicitar outros exames para checar com precisão as mamas ou até mesmo para concluir um diagnóstico.
Lembramos que é comum ao longo da vida a mulher desenvolver nódulos ou até outras alterações nas mamas, que não necessariamente significam câncer de mama. Por isso a prevenção e atenção é sempre importante.
Leia também: Quais exames devo fazer para o câncer de mama? Prevenção e diagnóstico.
Mamografia dói?
Sim, a mamografia pode doer e incomodar um pouco, especialmente quando feita próxima a períodos pré-menstruais, além de que as mamas já são sensíveis em períodos normais. Entretanto, ressaltamos que a mamografia é feita a cada 2 anos, e também é para prevenir a mulher contra o tipo câncer que mais acomete mulheres em todo mundo.
Portanto, o fato de sentir dor ou incomodo não pode ser o motivo para negligenciar o exame.
Gestante pode fazer mamografia?
Segundo o Oncoguia (Instituto de Oncologia), uma gestante, ou seja, uma mulher grávida, pode realizar o exame de mamografia com segurança. Isso porque a quantidade de radiação utilizada no exame é pequena e direcionada as mamas e não atinge outras partes do corpo.
Além disso, para uma proteção extra, pode ser utilizado um avental de chumbo sobre a parte inferior do abdome para evitar que a radiação atinja o útero.
Mulher com silicone pode fazer a mamografia?
Sim, mulheres com silicone podem e devem fazer a mamografia normalmente. No entanto, é importante comunicar o profissional que irá realizar o exame, a presença de prótese mamária. Além disso, pode-se utilizar imagens complementares para averiguar de forma mais nítida as mamas.
E em caso de dúvidas: Não, o silicone não está associado as causas de câncer de mama.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!