Dengue clássica e hemorrágica: qual a diferença e os sintomas?

A dengue é uma doença recorrente no Brasil, principalmente no período de verão. A dengue é uma doença repentina, ou seja, ela inicia-se geralmente com sintomas de febre alta, acompanhado pelos outros sintomas, como dor de cabeça e a típica dor atrás dos olhos.

O que é a dengue:

A dengue é uma doença infecciosa, do vírus oriundo do mosquito Aedes aegypti. O vírus da dengue pertence à família do flavivírus e é classificado como um arbovírus, que são transmitidos pelos os mosquitos em quatro sorotipos tipos:1 (DEN-1), 2 (DEN-2), 3 (DEN-3) e 4 (DEN-4).

Os sintomas, no entanto, não se diferenciam nos quatro tipos. Quando o paciente é infectado por um dos vírus, na segunda infecção, há mais chances de desenvolver complicações. A dengue é uma doença que só é possível adquiri-la por quatro vezes.

Qual a diferença da dengue clássica e hemorrágica?

De inicio, uma das principais diferenças entre a dengue clássica e a hemorrágica são os sintomas. Em um quadro de dengue hemorrágica é comum hemorragias, derrames cavitários (acúmulo de líquidos), febre alta, insuficiência circulatória e hepatomegalia (aumento do fígado).

Contudo, num quadro de dengue hemorrágica, as células da parte interna dos vasos sanguíneos são separadas por causa do vírus, o que provoca a saída da água dos vasos sanguíneos. Nesse sentido, a pressão cai, o que pode ocasionar em um quadro de choque. Assim, o paciente pode apresentar inquietação, palidez e até mesmo perda da consciência.

Além disso, um dos principais fatores para desenvolver a dengue hemorrágica, é a reinfecção, o que gera um agravamento dos sintomas.

Os sintomas da dengue demoram quantos dias para se manifestar?

De modo geral, os sintomas da dengue surgem entre 4 e 7 dias, após a picada do mosquito. Já os sintomas duram em média até 7 dias.

Os principais sintomas da dengue:

  • FEBRE ALTA ACIMA DE 38,5C°.
  • DOR DE CABEÇA.
  • DOR ATRÁS DOS OLHOS.
  • DOR NO CORPO.
  • DOR NAS ARTICULAÇÕES.
  • CANSAÇO.
  • MANCHAS VERMELHAS NO CORPO.

Além desses sintomas, considerados clássicos, há também sintomas de dengue que indicam um sinal de alerta, por exemplo: dor na barriga (dor abdominal intensa), vômitos contínuos, queda das plaquetas no sangue, presença de sangramento nas mucosas, da boca e do nariz.

Leia também: Como é feito o diagnóstico da dengue? Veja os exames.

Quais os sintomas da dengue em gestantes?

De modo geral, durante a gestação, os sintomas da dengue podem ser febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos ossos, fraqueza e fadiga. Em suma, o risco de transmitir a doença ao bebê é considerado baixo. Mas, se a mãe contrair a doença na fase final da gravidez, as chances de o bebê pegar dengue, aumentam.

Por outro lado, a dengue durante a gravidez pode trazer alguns riscos:

  • AUMENTO DO RISCO DE ABORTO, NO INICIO DA GRAVIDEZ.
  • PRÉ-ECLÂMPSIA.
  • HEMORRAGIA.
  • COMPROMETIMENTO DOS RINS.

De todo modo, em caso de infecção por dengue durante a gestação, é indicado que a mãe procure ajuda médica e que tome alguns cuidados, como repouso e hidratação contínua.

Leia também: Sífilis pode ser transmitida pelo beijo? Tem cura? Descubra.

A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!

Deixe um comentário