O Zika vírus é um arbovírus transmitido principalmente por mosquitos, especialmente o Aedes aegypti. O vírus ganhou destaque em 2015 devido ao surto que ocorreu no Brasil e na América Latina. A infecção pelo vírus pode causar sintomas leves a moderados, como febre, erupções cutâneas e conjuntivite.
O que é Zika vírus?
A Zika vírus é uma doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, e é classificada como Arboviroses, do mesmo modo que a dengue e a chikungunya. Estima-se que cerca de 80% das pessoas infectadas pela doença, não apresentam manifestações clínicas.
De modo geral, as Arboviroses, como Zika vírus, chikungunya e Dengue, são doenças comuns em ambientes urbanos. Por outro lado, a Febre Amarela ocorre em áreas de mata, e o vírus causador é transmitido por mosquitos silvestres, principalmente Haemagogus leucocealenus.
No entanto, o Zika vírus pode ser especialmente perigoso para mulheres grávidas, pois pode causar defeitos congênitos graves no feto, incluindo microcefalia. As mulheres grávidas devem tomar medidas especiais para evitar a infecção pelo Zika vírus, como evitar viajar para áreas com surtos ativos e tomar medidas preventivas, como usar repelentes de mosquitos e roupas protetoras.
Leia também
- Como funciona a Qdenga? A nova vacina contra a dengue.
- Exame de hemograma: o que é e quais as doenças pode detectar?
- Perda de peso involuntária, pode ser uma doença?
- Vacina HPV: qual a idade recomendada para tomar?
- Como é feito o exame que rastreia o câncer no cólon?
Quais os sintomas do Zika vírus?
De modo geral, em quadros clínicos em que há sintomas de Zika Vírus, eles podem ser: febre baixa (37,7°, 37,8°), dores no corpo, dores nas juntas, dores de cabeça, dor nos olhos, conjuntivite, manchas vermelhas pelo corpo e coceira. Em geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.
Além dos sintomas mencionados, também pode ocorrer uma erupção cutânea com coceira e edema (inchaço), bem como fotofobia (sensibilidade à luz) e fadiga. Em alguns casos raros, a infecção pode levar a complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré. Neste caso uma condição em que o sistema imunológico ataca o sistema nervoso periférico.
Quais os sintomas do zika vírus e os riscos durante a gestação?
Durante a gravidez, o maior risco em contrair o Zika Vírus seria a microcefalia. A microcefalia, neste caso, pode ocasionar em problemas de desenvolvimento neurológico e físico para a criança. No caso da gravidez os sintomas podem estar relacionados com: manchas vermelhas, coceira no corpo, febre acima de 38°C, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, dor e inchaço.
De modo geral, os sintomas desaparecem entre 2 a 7 dias. Por outro lado, o ideal é buscar um médico obstetra ou infectologista para ser feitos exames e avaliações, especialmente para identificar possíveis danos ao bebê.
Obviamente, não existe um melhor ou pior período durante a gestação para se contrair Zika vírus. No entanto, o primeiro trimestre da gestação seria o qual está o maior risco de contrair a doença. Isso ocorre, pois, é o momento no qual o sistema nervoso central do feto está em formação.
Quais exames para diagnóstico do Zika Vírus.
Quando se trata de identificar a presença do Zika vírus, exames de sangue são essenciais e devem ser realizados quando sintomas da infecção surgem, pois é quando há maior chance de detecção do vírus. Além disso, é importante destacar que o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento adequado da doença.
O exame mais utilizado para esse diagnóstico é o RT-PCR, um teste molecular que pode ser realizado com amostras de sangue, urina ou placenta, especialmente em gestantes. Embora a análise de sangue seja comum, a coleta de urina oferece uma maior probabilidade de detecção e é mais fácil de obter. Por isso, é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes dessa opção.
Com o RT-PCR, é possível identificar não apenas a presença ou ausência do vírus, mas também a concentração em que ele se encontra, o que é útil para estabelecer o melhor tratamento médico. Por exemplo, se o vírus estiver em uma concentração elevada, o tratamento pode precisar ser mais agressivo.
Devido à semelhança dos sintomas com outros vírus, como Dengue e Chikungunya, é importante mencionar que existe um teste molecular de diagnóstico que pode distinguir entre eles, possibilitando o diagnóstico correto e início do tratamento adequado. Portanto, pacientes com sintomas devem buscar orientação médica o mais rápido possível para realizar o diagnóstico e tratamento adequado.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!