A alimentação é um meio eficiente para cuidar do colesterol, principalmente quando os índices de LDL, o colesterol ruim está alto. Confira algumas dicas de alguns alimentos que vão te ajudar na tarefa de diminuir o colesterol ruim.
O que é o colesterol ruim?
Um colesterol alto representa um sério risco a saúde. Também conhecido como LDL (low density lipoprotein) ou lipoproteína de baixa densidade. Essa substância, a lipoproteína tem como objetivo transportar as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para artérias e outras áreas.
Nesse sentido, se há excesso de LDL em circulação, pode haver acúmulos nos vasos sanguíneos que podem criar placas de gorduras e dificultar a passagem do sangue para áreas importantes do corpo. Dessa forma, surge-se o risco de infartos e outras doenças que podem levar a morte.
Leia mais a fundo sobre colesterol: Quais são os riscos do colesterol para a saúde?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, aponta que o LDL, ou seja, o colesterol ruim, deve estar inferior a 100mg/dl. No entanto, antes de pressupor como está o seu colesterol afim de começar a tomar medidas saudáveis, o ideal é realizar um exame de sangue e passar por uma avaliação médica, para ai sim, tomar as medidas apara ajustar o seu colesterol. A recomendação é que o exame seja feito a cada cinco anos, a partir dos 20 anos.
Contudo, uma das maneiras de ajustar o colesterol e prevenir doenças, é ter atenção à alimentação, com isso, veja alguns alimentos que vão ajudar a abaixar o seu colesterol ruim.
Os os alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Alho cru.
Essa dica para quem está namorando ou conhecendo um pretendente, é um pesadelo, mas, para quem quer cuidar da saúde, é indispensável. O alho é indicado pois possuí substâncias importantes como alicina e aliina que tem efeito hipotensor, além de ser antioxidante e hipolipemiante.
A quantidade recomendada geralmente gira em torno de 4g de alho cru consumidos diariamente. Alguns especialistas também recomendam o uso de cápsulas de alho em pó.
Aveia.
A aveia é outro componente importante na redução do colesterol. É um alimento rico em fibra, nesse sentido ela atua absorvendo a gordura no intestino e assim, reduzindo o colesterol ruim. A recomendação é que seja consumido duas (2) colheres de sopa de aveia na sua refeição diária.
Linhaça.
A linhaça é um dos alimentos que possuí ômega 3 e ômega 6, que são elementos que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Além disso, a semente ainda é rica em fitoesteróis, que são substâncias que competem contra o colesterol.
Você pode consumir uma (1) colher de chá de semente de linhaça em pó.
Vinho tinto.
Se você tem colesterol ruim e ainda quer uma desculpinha para não abrir mão de uma tacinha de vinho, aqui vai a dica: o vinho tinto ou suco de uva, condicionam o aumento do colesterol bom (HDL), aquele que atua como purificador contra o colesterol ruim.
Mas atenção, a recomendação é que o vinho tinto seja consumido em pequenas quantidades e com moderação.
Uma maçã por dia.
Os especialistas recomendam o consumo diário da maçã. A fruta em questão contêm uma substância chamada de pectina, uma fibra natural, que reduz o colesterol ruim do organismo. Além disso, a maçã traz outros benefícios a saúde: fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de diabetes e também faz bem para o coração.