Ansiedade: sintomas, os transtornos e o tratamento.

O que é ansiedade?

Quem nunca sentiu um pouco de ansiedade em algum momento da vida? Aquele frio na barriga, as mãos transpirando, batimento cardíaco um pouco acelerado, principalmente frente a situações como um primeiro encontro romântico, um teste importante, antes de uma entrevista de emprego.

A ansiedade, é um efeito que acontece dentro do sistema límbico, que é um conjunto de estruturas, abaixo do córtex e é responsável por todas as respostas emocionais. Dentro do sistema límbico, há um componente chamado amígdala – não é a mesma amígdala da garganta – que descarrega uma série de reações através do sangue. Em seguida, essas reações viajam, chegam até a suprarrenal, glândulas localizada acima dos rins, liberando a chamada noradrenalina.

Logo, sentimos os sinais típicos da ansiedade, como uma tremor nas mãos, sudorese, falta de ar, musculatura rígida, frio e outros. A ansiedade, contudo, passa a ser um problema quando o paciente passa a manifesta-la sem razão ou motivo aparente.

No entanto, se a ansiedade em si não é uma doença, o transtorno de ansiedade é uma doença, caracterizada por manifestações frequentes de ansiedade em excesso, que afetam a rotina e a nossa vida de um modo geral.

Os tipos de transtornos mais comuns causados pela ansiedade:

Embora, alguns tipos de transtornos façam parte do grupo das doenças causadas pela ansiedade, devemos ressaltar, contudo, que não são a mesma.

Síndrome do pânico.

Um das principais características da síndrome do pânico é o surgimento repentino dos sintomas, gerada através de uma forte descarga de adrenalina. A sensação mais comum no paciente, no entanto, é de morte súbita ou até mesmo de perda de controle, tanto físico quanto mental. Geralmente, o pico da crise de pânico pode durar entre 10 e 20 minutos, mas a crise toda até 60 minutos.

As crises do pânico podem surgir a qualquer momento, inclusive, durante o sono, dessa forma, a pessoa passa a evitar locais que possam trazer o gatilho para uma crise, como elevadores, shoppings e outros.

TOC.

O TOC é uma variação da ansiedade patológica, os sintomas, no entanto, são particulares de cada paciente e podem variar conforme o tempo. É caracterizado pela presença de obsessões como pensamentos repetitivos e indesejáveis, ligados a medo de contaminação, germes, sujeira e necessidade de checar a mesma coisa várias vezes, além de pensamentos de violência e agressividade.

Por outro lado, as compulsões são respostas as obsessões, como tentativa de afastar os pensamentos negativos ou de regras criadas pelo próprio indivíduo, como a necessidade de higiene frequente devido ao medo de contaminação ou sujeira.

TEPT.

O TEPT (Transtorno do Estresse pós-traumático), é outro distúrbio derivado da ansiedade, que inicialmente, se desenvolve ao presenciar ou sofrer atos violentos que o colocaram sob forte ameaça e medo. Nesse sentido, o paciente com esse transtorno, passa a reviver as cenas do acontecimentos, pesadelo e manifestar sintomas físicos como taquicardia, tonturas, dor de cabeça, necessidade de isolamento e outros.

Fobia social.

Caracterizado por uma timidez excessiva, também pode ser conhecida como transtorno de ansiedade social. O paciente com esse transtorno, contudo, tem um medo demasiado de pertencer ao centro das atenções, de receber julgamentos negativos ou até mesmo de humilhado frente aos outros.

Geralmente, o medo e a ansiedade podem se apresentar antes mesmo do evento social, nesse sentido, gerando sintomas como vermelhidão no rosto, tremor, sudorese, tensão muscular, taquicardia e outros.

Leia também: O que é e como cuidar dos transtornos mentais?

Crises de ansiedade:

A crise de ansiedade é a decorrência de uma alteração no sistema nervoso simpático, que é na verdade um sistema que ajusta o organismo para se adequar a situação de perigo, estresse, além de controlar outras funções como frequência cardíaca, respiração e outros.

Durante uma crise de ansiedade, há uma liberação em grande excesso de hormônios como cortisol e adrenalina. Uma crise ansiedade tem uma duração restrita, isto é, limitada, dependendo de caso em caso, entre 30 e 40 minutos.

Os sintomas de uma crise de ansiedade:

Os sintomas podem ser variados e podem estar direcionados ao lado psicológico, bem como o físico:

  • Medo.
  • Inquietação.
  • Angústia.
  • Sentir-se que está fora da realidade.
  • Pensamentos negativos como doenças ou morte.
  • Palpitação.
  • Respiração acelerada.
  • Formigamento.
  • Desmaio.
  • Enjoo.
  • Queimação no estômago.

Quais são as causas?

Tanto as crises de ansiedades, como os transtornos que mencionamos acima podem surgir a partir de vários fatores como: traumas, estresse, genética, consumo de drogas e outros.

Como é o tratamento da ansiedade?

Geralmente, o tratamento tanto para a ansiedade como para os transtornos que se derivam da mesma, é feito através do médico psiquiatra. No entanto, para cada caso específico, pode ser utilizado um método ou um tipo de tratamento, que nem sempre envolverá medicamentos. Também pode ser necessário readequar o estilo de vida, bem como o uso da terapia.

Em geral, a terapia cognitiva comportamental é mais utilizada para casos de ansiedade. A terapia cognitiva comportamental visa ajudar o paciente a identificar os pensamentos e sentimentos que a leva a situações ansiosas.

No que diz respeito a mudança de estilo de vida, o paciente pode ser orientado a reorganizar a carga de trabalho e equilibra-la com o descanso. Aderir a atividade física meditação e lazer também podem ser caminhos dentro desse quesito.

Já no âmbito dos medicamentos, geralmente é feito uso dos antidepressivos, que tem como objetivo controlar a ansiedade em excesso e correção do estímulo que desperta a ansiedade no paciente. E do contrário do que muitos pacientes pensam, os antidepressivos não causam dependência ou vícios.

A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!

Deixe um comentário