O câncer de cólon é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, ficando atrás apenas do câncer de próstata e nas mulheres, o câncer de cólon é o segundo com mais diagnósticos, atrás apenas do câncer de mama. Veja o que é, quais os sintomas, as causas e como fazer a prevenção desse tipo câncer.
O que é o câncer de cólon?
O câncer de cólon, é um câncer que pode surgir em homens e mulheres, também conhecido como câncer do intestino grosso. De início, surge no intestino um pólipo, como se fosse um pequeno caroço que cresce dentro do intestino. Nesta fase, este pólipo não causa muitos sintomas, no entanto, conforme cresce, pode surgir alguns sinais.
Nesta fase inicial, caso seja diagnosticado, as chances de cura chegam a 100%. Mas, já na fase dos sintomas, as chances equivalem a 50% de cura. Além disso, se o tumor cresce, outros problemas graves podem surgir:
Pode ocorrer a invasão de outros órgãos, como bexiga, rins, ureter e outros. Por outro lado, pode ocorrer a metástase, que seria a dissipação de células do tumor que se espalham pelo o organismo e podem atingir os pulmões ou fígado.
Leia também: Câncer de próstata: O que é, quais os sintomas e as causas.
Quais as causas do câncer de cólon?
Alguns fatores que podem aumentar as chances do câncer de cólon:
- PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS.
- PESSOAS DE RAÇA OU DESCENDÊNCIA NEGRA.
- HEREDITARIEDADE OU HISTÓRICO NA FAMÍLIA.
- SEDENTARISMO.
- COMIDAS GORDUROSAS.
- CIGARRO E ÁLCOOL.
Há diversos fatores que podem colaborar para o surgimento do câncer. No caso da questão hereditária, o paciente deve ter um cuidado a mais se houver histórico de família, principalmente se o parente que já apresentou o câncer tem menos de 50 anos e se há histórico de dois casos ou mais na família.
Por outro lado, outro ponto de ligação com o câncer pode ser a alimentação e os hábitos de saúde. Obesidade, sedentarismo, dieta rica em gorduras, alimentos processados, cigarro e consumo de álcool também são fatores de um possível desenvolvimento.
Além disso, diabetes e doenças inflamatórias como Crohn e poliposes podem facilitar o surgimento do câncer no intestino. Outras fatores também podem ocasionar em câncer de intestino como câncer de mama e câncer de útero.
Quais os sintomas do câncer de cólon?
Embora seja uma doença silenciosa, alguns sinais e sintomas podem ser observados num quadro de câncer de cólon:
- PERDA DE PESO.
- ANEMIA.
- PRESENÇA DE SANGUE NAS FEZES.
- ALTERAÇÃO DO FLUXO INTESTINAL.
Se tratando da perda de peso, o paciente num quadro de câncer de cólon pode sofrer com perda de peso, fraqueza e anemia, mesmo comendo a mesma quantidade de comida que é comum. Por outro lado, o funcionamento do intestino também pode ser afetado, pois o tumor na região do intestino pode causar entupimento, nesse sentido, os intervalos para ir ao banheiro começam a ficar maiores que o comum.
O oposto também pode indicar câncer de cólon, o paciente passa a ir com mais frequência ao banheiro, em menor quantidade.
Leia também:
Colonoscopia: como é feito o exame que rastreia o câncer no cólon?
Como prevenir o câncer de cólon?
O câncer de cólon pode ser prevenido através de exames clínicos como a colonoscopia a partir dos 50 anos. Outras práticas também podem assegurar uma prevenção ou até mesmo um diagnóstico precoce, como saber se há histórico na família, dieta rica em frutas e vegetais, atividade física regular e dieta rica em fibras.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!