O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns nos homens, especialmente a partir dos 50 anos. Geralmente, o câncer não apresenta sintomas nas fases iniciais, contudo, ao avançar, pode se espalhar e levar o paciente ao óbito.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga urinária. Geralmente, o tamanho da próstata varia conforme a idade do homem, sendo que, homens mais jovens possuem uma próstata de o tamanho de uma noz, com 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento, e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. Todavia, a próstata pode ser maior em homens mais velhos.
O trabalho da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, fazendo-o mais líquido. Atrás da próstata, estão as glândulas chamadas de vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen, nesse sentido, a uretra, que tem como missão transportar a urina e o sêmen para fora do corpo, atravessa o centro da próstata.
O que é câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor localizado na próstata, que se forma quando a célula prostática passa a ter seu funcionamento comprometido. Numa condição normal, quando essa célula passa a não trabalhar corretamente, acontece uma morte celular programada.
No entanto, quando essa célula defeituosa não é eliminada, ela começa a se reproduzir desordenadamente e crescer. Até ao ponto as células começam a se dissipar através da circulação sanguínea, que chegará em outros órgãos e ocorrer a metástase.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
No estágio inicial, o mais comum é o câncer de próstata não apresentar sintomas, levando os homens a só buscar ajuda médica, quando os sinais do câncer de próstata já estão mais evidentes. Todavia, num estágio avançado os sintomas podem ser:
– Micção frequente.
– Sangue na urina ou no sêmen.
– Dores no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos.
– Fluxo urinário fraco ou interrompido
Mas, ressaltamos: esses problemas ou sintomas, também podem estar associados com outros quadros clínicos, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária pode ter ligação com a chamada hiperplasia prostática benigna, ou seja, crescimento benigno da próstata.
Nesse sentido, os exames preventivos tornam-se extremamente importantes. Pois estamos falando de uma doença que 1) não apresenta sintomas na fase inicial, 2) caso apresente sintomas, pode estar ligado a outros problemas e por fim, caso o câncer de próstata seja diagnosticado no estágio inicial, as chances de cura são por volta de 90%.
Leia também: Quais os exames para prevenção e diagnóstico do câncer próstata?
Leia também: HIV e AIDS são a mesma coisa? Veja os sintomas e como ocorre a transmissão.
Quais as causas do câncer de próstata?
Atualmente, ainda é muito difícil apontar as causas do câncer de próstata, o que podemos estipular são fatores de risco.
Idade. É um fator de risco, isso pois quanto mais idade, maiores as chances de desenvolver o câncer de próstata, essencialmente após os 50 anos.
Negros. Os negros tornam-se mais propensos a desenvolver o câncer de próstata por conta da genética, por desconhecerem os fatores riscos e não buscarem prevenção, bem como ser menos representados em ensaios clínicos.
Histórico familiar: Se seu pai ou seu irmão tiveram câncer de próstata, a chance se desenvolver câncer de próstata pode ser de até duas vezes mais.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!