Câncer de próstata: quais os exames para prevenção e diagnóstico?

Exame de sangue PSA:

O exame de PSA ou exame de antígeno prostático específico, é um dos exames responsáveis pelo diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. A substância PSA é uma glicoproteína produzida pelas células da próstata. Nesse sentido, é possível medir o nível de PSA através do sangue, usando a unidade de nanogramas por mililitro (ng/ml).

Em suma, a medida que o PSA aumenta, aumenta também a chance de ter câncer de próstata, uma inflamação ou até mesmo uma infecção. Dependendo das circunstâncias, considera-se o resultado normal valores menores do que 2,5 ng/ml em pacientes até 65 anos e 4,0 ng/ml pacientes com mais de 65 anos.

Ainda assim, contudo, um nível de PSA menor do 4 ng/ml não garante que o homem não tenha câncer, por esse motivo, é importante realizar outros exames para se ter certeza e obter um diagnóstico conclusivo.

O exame de PSA é recomendado para homens a partir dos 50 anos. Em casos de antecedentes de câncer de próstata na família, a prevenção deve se iniciar a partir dos 45.

Exame de toque:

O exame de toque ou toque retal, busca identificar e prevenir o câncer de próstata, bem como prostatite, aumento da próstata e hemorroidas. Geralmente, é feito pelo médico urologista, é indolor e dura de 10 a 20 segundos.

Portanto, ao avaliar a próstata com este exame, o médico urologista consegue avaliar a consistência da área, a próstata em sua condição normal tem a consistência da ponta do nariz. Por fim, a recomendação é que homens a partir dos 45 anos, com histórico familiar, devem fazer o exame de toque.

Biópsia da próstata:

A biópsia da próstata geralmente é um exame indicado no momento de diagnosticar ou eliminar a presença do câncer de próstata, ao contrário do PSA e do toque, que são exames preventivos e de rastreamento. A seguir alguns parâmetros, como, histórico familiar, PSA alterado e toque retal alterado, o paciente é orientado a realizar a biópsia.

A biópsia tem como objetivo retirar pequenos fragmentos da próstata através do reto com um aparelho de ultrassom. No momento do exame, o médico presente conseguirá visualizar a próstata, e com auxilio de uma pequena agulha, retirar os fragmentos necessários da próstata.

Embora possa ser um exame invasivo e não muito confortável, o paciente recebe uma anestesia local e por vezes, uma sedação.

Por fim, os fragmentos retirados da próstata são enviados para análise para confirmar se há presença de câncer ou não.

A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!

Deixe um comentário