A colonoscopia é o principal exame de rastreamento feito em homens e mulheres para prevenção e diagnóstico do câncer de cólon. Além do diagnóstico do câncer de cólon, este exame detecta pólipos, bem como outras doenças. Veja mais o que é e como é feito a colonoscopia.
O que é a colonoscopia:
O exame de colonoscopia é uma exame voltado para o cólon, reto e a parte final do canal retal. A colonoscopia é o principal exame de rastreamento e diagnóstico do câncer de cólon, e pode ser feito tanto em homens como em mulheres. Dessa forma, a colonoscopia permite a detecção das lesões que levam até o câncer de cólon, bem como a remoção dessas lesões.
Além de fornecer o diagnóstico e rastreio do câncer de cólon e suas possíveis causas, a colonoscopia pode identificar outras doenças como pólipos, doenças inflamatórias intestinais (Crohn e a retocolite ulcerativa). Além disso, a colonoscopia pode auxiliar em causas como diarreias crônicas, sangramentos e anemia sem causa aparente.
Leia também:
Câncer de cólon (intestino grosso): O que é e quais os sintomas?
Quais exames devo fazer para o câncer de mama? Prevenção e diagnóstico.
Preparo para o exame de colonoscopia: como é feito?
De modo geral, o preparo para o exame começa em torno de 48 horas antes do exame. O preparo para o exame envolve jejum, no qual o paciente não deve consumir alimentos sólidos, apenas uma dieta leve. Também é feito uso de medicamentos, neste caso, o uso de laxantes. Geralmente o preparo do exame vem acompanhado através do pedido médico, para que o paciente saiba seguir corretamente os passos e horários para medicação.
Como é feito o exame de colonoscopia:
Para realizar o exame utiliza-se um aparelho chamado colonoscópio. Esse aparelho, portanto, tem um tubo fino, flexível e recebe o auxílio de uma micro câmera em uma de suas extremidades.
No momento do procedimento, o paciente é deita-se em uma posição de lado e sedado por um anestesiologista. A sedação, neste caso, pode ser uma sedação mais leve ou mais profunda, há casos, no entanto, em que a colonoscopia pode ser feita sem sedação.
Durante o exame, no entanto, o médico poderá identificar pólipos, que podem ser removidos com auxílio do colonoscópio. Por outro lado, durante o exame, lesões suspeitadas podem necessitar de uma biópsia afim de descobrir se há possibilidade de câncer.
Como entender o resultado do exame de colonoscopia:
O resultado do exame de colonoscopia pode ser interpretado e explicado pelo gastroenterologista e também pelo coloproctologista. Durante a averiguação do resultado, o médico poderá procurar por lesões, pólipos, sangramentos, inflamações e outros sinais.
Quando devo fazer o exame de cólon?
A recomendação é que todos os homens e mulheres com mais de 50 anos façam a prevenção através do câncer de cólon e outras doenças através da colonoscopia. Por outro lado, pessoas com histórico familiar, históricos de câncer de mama ou câncer de útero, deve ter atenção redobrada e fazer o exame com maior frequência, geralmente começando nos 40 anos.
De modo geral, recomenda-se que o exame seja feito a cada 10 anos, no entanto, o período pode mudar dependendo de alguns fatores. Para uma informação mais clara, você pode conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre quando fazer a colonoscopia.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!