Responsável pela segunda causa de morte mais frequente entre as mulheres, o câncer de colo de útero. Pode ser prevenido por meio do exame citopatológico, que busca detectar alterações nas células cervicais, que podem ocasionar um futuro câncer. Leia mais.
Mas o que é exame Citopatológico?
O exame citopatológico, também conhecido popularmente como Papanicolau ou preventivo, é um procedimento que buscar rastrear e prevenir o câncer de colo de útero.
O exame pode ser realizado por meio de coleta de células do colo do uterino. O colo do útero é uma região que sofre alterações durante a vida da mulher.
De acordo com a idade, a paridade, fase do ciclo menstrual e também devido a cirurgias e patologias.
Principalmente durante a menstruação, o colo do útero fica mais exposto, o que pode ocasionar na retenção de alguma doença.
Bem como na gravidez e gestação, o colo do útero passa por algumas alterações. Bem como no tamanho, textura e coloração.
Devido a todas essas alterações comuns na vida da mulher, pode ocorrer o desenvolvimento do tumor no colo do útero.
Conhecida também como lesões precursoras, que se não tratadas, pode ocasiona um câncer futuro.
Logo, percebemos a importância da realização do exame Papanicolau, que indicado para mulheres com mais de 30 anos e vida sexual ativa.
Leia também: Exames check-ups, qual devo fazer? Clique e descubra.
Exame e diagnóstico.
Primeiramente, o profissional médico ou da saúde ira coletar as células utilizando um instrumento chamado de espéculo vaginal. Também pode ser feita uma inspeção visual na vagina e no colo do útero.
Em seguida, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície interna por meio de uma espátula de madeira e uma escova. Por fim, o material (células) é coletado e vai para análise em laboratório.
No caso da mulher virgem, é utilizado um cotonete, para que sirva em seu hímen.
Devemos lembrar também que este exame pode diagnosticar outras doenças: Bem como alterações causadas pelo HPV, infecções e inflamações vaginais e também DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis).
Resultado e periodicidade.
Caso o resultado seja incialmente ”Negativo para câncer” e se for o primeiro resultado, a mulher deve realizar outro exame dentro de um ano.
Caso exista um resultado negativo do ano anterior, é recomendado realizar o exame dentro de três anos novamente.
Infecção pelo HPV ou lesões de baixo grau: A recomendação é que o exame seja feito dentro de seis meses.
Identificação de lesão de alto grau: O médico decidirá a melhor opção para o paciente dentro do seu caso. Outros exames devem ser feitos.
Por fim, caso a amostra de material não tenha sido a suficiente, você deverá repetir o exame o mais breve possível.
Agende seu exame com comodidade e preço acessível clicando aqui.