Exame de hemograma: o que é e quais as doenças pode detectar?

O hemograma é um exame de sangue que avalia as células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Em suma, o resultado do hemograma pode indicar anemia, infecções, inflamações, doenças do sangue e outras condições de saúde. É um exame simples, rápido e muito utilizado na prática médica.

O que é o exame hemograma e para que serve?

O hemograma ou hemograma completo, é um exame que fornece informações sobre os componentes presentes nas células do sangue, com os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e também as plaquetas. De modo geral, o exame de hemograma mede a quantidade de cada tipo de célula presente no sangue e pode detectar sinais de anemia, infecções, inflamações e outros problemas de saúde.

Células vermelhas do sangue (hemácias): as células vermelhas do sangue são responsáveis por transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Dessa forma, o hemograma mede a quantidade de hemácias no sangue e pode identificar se o paciente tem anemia (baixa quantidade de hemácias), por exemplo.

Hemoglobina: a hemoglobina é uma proteína presente nas células vermelhas do sangue que ajuda a transportar oxigênio. O hemograma também mede a concentração de hemoglobina no sangue, o que pode indicar se o paciente está anêmico.

Células brancas do sangue (leucócitos): as células brancas do sangue são responsáveis por combater infecções e doenças. O hemograma, nesse sentido, mede a quantidade de leucócitos no sangue e pode indicar se o paciente está lutando contra uma infecção.

Plaquetas: as plaquetas, sobretudo, ajudam a coagular o sangue e a prevenir o sangramento excessivo. O hemograma mede a quantidade de plaquetas no sangue e pode identificar problemas de coagulação.

Além disso, desses componentes celulares, o hemograma também pode avaliar outros parâmetros, como a contagem de reticulócitos (células vermelhas do sangue jovens), a quantidade de hemácias e leucócitos de diferentes tamanhos e a taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS), que é um indicador de inflamação no corpo

Leia sobre outros exames para cuidar da sua saúde! Clique aqui.

Quais doenças o hemograma pode detectar?

Em suma, o hemograma é um tipo de exame que auxilia no diagnóstico de doenças, bem como acompanha o desenvolvimento de doenças que provocam alterações no sangue, como por exemplo:

  • Leucemia.
  • Anemia.
  • Infecções bacterianas, virais ou fúngicas.
  • Distúrbios da coagulação.
  • Doenças autoimunes.
  • Distúrbios da medula óssea.

Quando devo fazer o exame hemograma?

De modo geral, o médico solicita o hemograma quando há suspeita de uma doença ou alteração no sangue. Todavia, existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade do exame incluem:

  • Fadiga e fraqueza;
  • Perda de peso;
  • Palidez;
  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Sangramentos frequentes;
  • Infecções recorrentes.

Além disso, o hemograma também pode ser solicitado de forma preventiva, como parte de um check-up ou exame de rotina. Em geral, é recomendado que pessoas saudáveis façam o hemograma uma vez por ano, ou com maior frequência para aquelas que possuem doenças crônicas ou condições que afetam o sangue.

No entanto, a decisão de realizar o exame e com que frequência ele deve ser feito deve ser sempre orientada pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente.

Precisa de jejum para fazer o hemograma completo?

De modo geral, para realizar o hemograma, o paciente requer apenas alguns preparos, mas o jejum neste caso não é necessário. Por outro lado, os preparos incluem não ingerir bebidas alcóolicas 48 horas anterior ao exame e evitar atividades físicas 24 horas antes do exame.

Coleta de sangue para o hemograma na prática.

Como é feito o hemograma?

Realizado de forma simples e rápida, o processo a realização do hemograma segue alguns passos.

Em primeiro lugar, é necessário realizar a coleta de sangue. Essa etapa, portanto, é feita por um profissional de saúde capacitado, que utiliza uma agulha fina para retirar uma amostra de sangue do paciente. Após a coleta, então, o sangue é alocado em um tubo de ensaio contendo um anticoagulante, que evita a coagulação do sangue e permite a realização do exame.

Normalmente quando a amostra de sangue está pronta, ela é enviada para a análise das células. Essa análise, então, é feita por meio de um contador automático de células, que realiza a contagem das células sanguíneas presentes na amostra.

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma avaliação microscópica do sangue. De modo geral, um técnico especializado, observa as células sanguíneas em um microscópio para detectar possíveis anormalidades. Embora seja uma etapa mais demorada, a avaliação microscópica pode ser fundamental para um diagnóstico preciso.

Após a realização do hemograma, o resultado é descrito em formato de tabela com os valores de referência para cada tipo de célula sanguínea e outras informações importantes, como a hemoglobina e o hematócrito. Esses valores, então, são interpretados pelo médico solicitante, que poderá orientar o paciente sobre os próximos passos a serem seguidos

A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!

Deixe um comentário