O que é HIV?
Incialmente descoberto nos anos de 1980, o HIV é a abreviação para vírus da imunodeficiência humana. O HIV é o principal agente causador da AIDS, vírus no qual causa enfraquecimento do sistema de imunológico, atacando as células e propiciando o surgimento de outras doenças que podem trazer sérias complicações e levar a morte.
No organismo de uma pessoa infectada, o HIV ataca as células do sistema imunológico, chamados de linfócitos. Assim, alterando e reduzindo sua quantidade, dessa forma, causando uma dificuldade gradativa de combater doenças.
Entre a infecção do HIV e o desenvolvimento da AIDS pode se passar diversos anos – entre 7 e 10 anos. O HIV não tem cura. No entanto, com um diagnóstico precoce e tratamento correto, é possível que o paciente leve uma vida normal em todos os aspectos.
O HIV é considerado uma das DST (Doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns entre os diagnósticos. Nesse sentido, um dos principais meios de contágio é por relações sexuais e troca de fluídos corporais. E também, um dos principais pontos no qual deve ter a prevenção pelo uso do preservativo.
Como o HIV é transmitido?
Embora um meio comum de transmitir e contaminar-se com o HIV seja por transmissão sexual, há outras maneiras. Como o uso de agulhas infectadas, principalmente entre usuários de drogas e transfusões de sangue, e também as mães em períodos gestacionais podem transmitir o vírus para seu bebê ainda na barriga, no parto, bem como na amamentação.
O diagnóstico do HIV por exames, só é possível após um mês (30 dias) em que o paciente teve contato com algum meio de transmissão. Portanto, caso o paciente realize algum tipo de exame para diagnóstico antes dos 30 dias, é provável que o resultado será negativo.
Contudo, esse período, denominado como janela imunológica, o paciente com HIV pode transmitir a doença, sem antes mesmo saber que a possuí.
Quais os sintomas do HIV?
Um paciente com HIV não necessariamente vai apresentar sintomas, e quando apresenta, eles podem não ser específicos da doença, alguns sintomas são:
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Dor de garganta.
- Manchas no corpo.
- Gânglios no pescoço.
- Diarreia.
No entanto, caso o paciente perceba esses sintomas e não busca um diagnóstico, esses sintomas vão desaparecer como se fosse um caso de virose. Após um longo tempo, então, ocorre o desenvolvimento da AIDS. Que em comparação com o HIV, também pode apresentar diversos sintomas que variam de acordo com cada caso e infecção.
Leia também: Andropausa: o que é? Quais os sintomas? Descubra como lidar com a andropausa.
Qual a diferença entre o HIV e a AIDS?
Como mencionamos anteriormente, o HIV é o causador da AIDS, por tanto, ambos não são a mesma coisa. A AIDS se desenvolve durante o estágio final causado pelo HIV, principalmente em circunstâncias na qual o paciente não realizou o tratamento para o HIV.
Nesse ponto, a imunidade do paciente está extremamente baixa, a ponto de o organismo não conseguir mais lutar contra vírus e doenças comuns. Nesse ponto, então, está a importância de um diagnóstico rápido e efetivo.
Leia também: Teste de HIV convencional ou teste rápido? Veja a diferença entre eles.
O diagnóstico e tratamento do HIV:
O diagnóstico para o HIV ocorre através de coleta de uma amostra de sangue ou por fluído oral (saliva). O objetivo do exame, contudo, é avaliar e identificar a presença de anticorpos contra o HIV. Além dos exames laboratoriais, também é possível encontrar testes para HIV em farmácias. Esses testes, são realizados pelo próprio paciente e permiti dar um primeiro diagnóstico do HIV.
O tratamento do HIV consiste na utilização de medicamentos antirretrovirais que vão impedir que a multiplicação do vírus no organismo, além de ajudar a combater a doença, o tratamento também ajudará a fortalecer o sistema imunológico.