Segundo a OMS, as cardiopatias correspondem por um terço das mortes no mundo, sendo o principal alvo as mulheres acima dos 40 anos.
O que é um infarto?
Em primeiro lugar, o infarto é a morte de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da transição sanguínea que leva nutrientes e oxigênio para o coração.
Muitos explicam o infarto como entupimento das artérias causado pela gordura. Contudo, as placas denominadas como ateromas que causam o infarto, podem surgir por causa de outros motivos. Por exemplo, pelo excesso de açúcar no sangue.
Geralmente as paredes internas das artérias começam a sofrer destruições. Essas regiões danificadas, tornam-se um local vantajoso para que substâncias que transitam pelo sangue, fiquem presas. porque infarto em jovens
Dessa forma, o colesterol presente oxida e faz com o que o organismo envie células que metabolizam esse colesterol. O problema é que ao consumir esse colesterol, cria-se placas que fazem com que a parede da artéria naquela região fique mais grossa.
Essas placas podem aumentar de tamanho e obstruir totalmente a artéria. Pode haver formação de coágulo sanguíneo pode surgir junto a placa e provocar a obstrução da artéria. Com isso, pode ocorrer o infarto, além de outros riscos de saúde ao coração.
Quais os sintomas do infarto?
- Dor fixa no peito, sensação de compressão (aperto) por 30 minutos mais ou menos.
- Dor no peito que irradia para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou direito.
- Surgimento de suor, falta de ar, mal estar, sensação eminente de morte, vômito.
Contudo, alguns pacientes podem não sentir a dor de um infarto. Geralmente isso ocorre com mulheres, idosos, negros e pessoas com diabetes ou insuficiência cardíaca. Assim, é importante ficar atento aos sinais minuciosos e buscar um médico imediatamente.
Leia outros conteúdos exclusivos. Clique aqui.
E os sintomas de infarto numa pessoa jovem?
Normalmente os sintomas de infarto em jovens são os mesmos que citamos anteriormente. Sobretudo a dor no peito ou o aperto, o formigamento no braço, enjoo, suor frio, palidez e tontura. No entanto, o que pode mudar é o que o infarto em um jovem tende a ser fulminante, ou seja, aquele que surge de repente.
Podendo levar a morte da vítima, antes mesmo que ela seja socorrida.
Quais são as causas do infarto?
O infarto pode atingir qualquer pessoa. No entanto, há riscos maiores homens com mais de 40 anos, que estão acima do peso, são sedentários, fumam, hipertensos e diabéticos. E as mulheres na fase da pós menopausa.
Contudo, um estudo divulgado pela sociedade divulgado em 2021 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostrou que a predominância de doenças cardiovasculares é muito maior das mulheres entre 15 e 49 anos e vem causando aumento das mortes causadas por infarto.
As mulheres possuem alta carga de jornada diária, geralmente se dividem entre família, trabalho, cuidar dos filhos, da família e outras atividades domésticas. Dessa forma, aumenta o nível de estresse, a ausência de atividade física, má alimentação, tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Por fim é importante manter o peso adequado, realizar exercícios físicos com frequência, manter uma alimentação saudável e evitar o tabagismo ou qualquer vício em substâncias que causam dependência.
