Estudos recentes apontam que a insuficiência cardíaca possui taxas de mortalidade maiores do que determinados cânceres; Estima-se que 3 milhões de brasileiros recebem o diagnóstico da doença.
O que é insuficiência cardíaca?
Inicialmente, a insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é a dificuldade que o coração tem de bombear o sangue para o restante do corpo. A insuficiência cardíaca costuma acometer pessoas com hipertensão, contudo, ela pode surgir em decorrências de outros fatores e de outros problemas cardíacos.
Dessa forma, as atividades que são comuns no dia a dia, como subir escadas ou uma leve caminhada, podem gerar cansaço ou falta de ar, ou ambos. De antemão, devemos entender ou relembrar como acontece o funcionamento do coração: o coração tem a função de bombear o sangue para o resto do corpo.
O lado direito do coração, recebe o sangue que vem de outras partes do corpo. Esse sangue recebido, é bombeado para os pulmões e é oxigenado. Em seguida, o sangue retorna para o lado esquerdo do coração, na qual vai ser distribuído para o restante do corpo.
Logo, se alguns dos lados não cumprirem o seu papel corretamente, ou ambos estiverem fracos, o trabalho não é feito com eficiência.
Nesse sentido, o sangue fica acumulado ou parado, levando aos surgimentos dos sintomas de insuficiência cardíaca.
Quais os sintomas da insuficiência cardíaca?
Os sintomas podem se apresentar em lugares específicos e variam de acordo como lado na qual o coração está apresentando problemas, por exemplo:
Inchaço nas pernas, na barriga e dilatação das veias do pescoço, podem indicar que o lado direito do coração está com o fluxo mais lento. Essa condição, no entanto, também é descrita como baixo fluxo sanguíneo.
Em contrapartida, se o lado esquerdo estiver fraco, certas consequências podem surgir — o sangue que está voltando dos pulmões fica com fluxo lento — ocasionando em água no pulmão e falta de ar.
Em caso de dificuldades para bombear o sangue no lado esquerdo, os sinais podem ser pressão baixa, tontura e desmaio, problemas nos rins e fígado.
Quais as causas da insuficiência cardíaca?
Qualquer distúrbio ou doença que afete diretamente o coração pode levar ao uma insuficiência cardíaca, bem como outras situações que de forma indireta podem levar ao desenvolvimento da doença, abaixo alguns exemplos:
- Infarto.
- Hipertensão.
- Doença de chagas.
- Álcool, bebidas e quimioterapia.
- Miocardites.
- Diabetes.
- Doenças genéticas.
- Apneia do sono.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínica, o médico cardiologista levará em consideração os sintomas descritos pelo paciente, o histórico clínico, além de requisitar exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, raio x do torax, bem como alguns exames de sangue.