No último dia 2 de Março, a Anvisa aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue, A Qdenga, da farmacêutica Takeda. Conheça detalhes sobre o imunizante contra a dengue, quem pode toma-lo, quantas doses e onde pode ser encontrada.
O que é a vacina contra a dengue e como funciona?
A responsável pelo imunizante aprovado pela ANVISA, no último dia 2 de março é conhecida como Takeda. Chamada de Qdenga, o imunizante procura promover a proteção contra os 4 tipos de sorotipo da dengue. De modo geral, esse é o primeiro imunizante voltado para as pessoas que nunca tiveram contato com a doença. No entanto, quem já teve contato com a doença, também poderá receber doses da Qdenga.
Quando o paciente é de uma infecção por dengue, ele fica imunizado contra aquele sorotipo. Por outro lado, uma nova infeção por outro sorotipo, pode aumentar a gravidade da doença. Nesse sentido, essa é basicamente a importância da vacina contra dengue.
Em suma, Qdenga se baseia no sorotipo 2 do vírus da dengue. Isso acontece, pois segundo a Takeda, a base do sorotipo 2 do vírus fornece uma base genética para os outros tipos do vírus. Nesse sentido, o imunizante protege contra qualquer um deles.
Leia também: Vacina HPV: qual a idade recomendada para tomar?
Quem poderá tomar a vacina contra a dengue e quantas doses?
A vacina Qdenga é para as pessoas na faixa de idade de 4 a 60 anos, com esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Durante os ensaios clínicos, portanto, foi constatado que a Qdenga apresentou uma eficácia global de 80,2% na prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo, após a administração da segunda dose por um período de 12 meses. Adicionalmente, a vacina demonstrou uma redução de 90% nas hospitalizações relacionadas à doença.
Onde pode ser encontra a nova vacina Qdenga?
A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.
A vacina do Butantan para dengue.
O imunizante Qdenga, da Takenda, não é o último e nem será o primeiro no mercado. Isso porque até agora, a única vacina contra a dengue era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Por outro lado, o Butantan também está desenvolvendo sua vacina contra o mosquito. a Butantan-DV. Neste caso, o estudo seguirá até todos os voluntários completarem cinco anos de acompanhamento, em 2024. A partir daí, o imunizante poderá ser submetido para aprovação da Anvisa.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!