A perda de peso pode ocorrer quando alguém consome menos calorias do que seu corpo precisa ou quando há um distúrbio que afeta a absorção de nutrientes ou aumenta o gasto de calorias. Algumas doenças crônicas graves também podem causar perda de peso. As causas podem ser divididas entre pessoas que apresentam aumento de apetite e aquelas que apresentam perda de apetite.
O que é perda de peso involuntária?
A perda de peso involuntária, por definição, acontece quando uma pessoa não está seguindo uma dieta ou tentando reduzir medidas. Visto que o peso de cada indivíduo pode variar ao longo do tempo, como durante uma enfermidade, os médicos geralmente se preocupam apenas com a perda de peso que ultrapassa 4 kg a 5 kg (cerca de 10 libras), ou em pessoas menores, 5% do peso total do corpo. Tal perda de peso pode ser indicativa de um transtorno físico, emocional ou mental grave. Ademais, além da redução de peso, a pessoa pode apresentar outros sintomas, como perda de apetite, febre, dor ou suores noturnos, em decorrência de um distúrbio subjacente.
Perda de peso involuntária o que pode ser?
É comum, portanto, que a perda de peso ocorra quando uma pessoa consome menos calorias do que seu corpo necessita. Isso pode ser devido a uma diminuição no apetite ou a um distúrbio que impede a absorção de nutrientes pelo trato digestivo, chamado de má absorção. Por outro lado, um distúrbio pode fazer com que a pessoa utilize mais calorias do que o normal. Como no caso de uma glândula da tireoide hiperativa. Algumas vezes, ambos os mecanismos estão envolvidos, como acontece em casos de câncer, que diminui o apetite e aumenta o gasto de caloria. Nesse caso, resultando em uma perda de peso rápida.
Qualquer doença crônica e grave pode causar perda de peso, como insuficiência cardíaca ou enfisema, mas geralmente esses distúrbios são diagnosticados após a perda de peso ter ocorrido. As causas podem ser divididas entre pessoas que apresentam aumento de apetite e aquelas que apresentam perda de apetite.
De modo geral, a perda de peso pode acontecer com ganhou ou perda de apetite e podem indicar doenças e transtornos diferentes em ambos os casos:
Quais as possíveis causas da perda de peso involuntária?
Com aumento de apetite, as causas mais comuns não reconhecidas de perda de peso involuntária são
- Uma glândula tireoide hiperativa (hipertireoidismo)
- Diabetes não controlado
- Distúrbios que provocam má absorção
Com diminuição de apetite, as causas mais comuns não reconhecidas de perda de peso involuntária são
- Transtornos mentais (por exemplo, depressão)
- Câncer.
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Abuso de drogas.
Sintomas e sinais que podem ocorrer coma perda de peso involuntária:
Sinais de alerta
Em pessoas com perda de peso involuntária, certos sintomas e características são preocupantes. Incluem
- Febre e sudorese noturna
- Dor óssea
- Falta de ar, tosse e tosse com sangue
- Sede excessiva e aumento da frequência urinária
- Dor de cabeça, dor na mandíbula ao mastigar e/ou novos distúrbios da visão (por exemplo, visão dupla, visão embaçada ou pontos cegos) em uma pessoa de mais de 50 anos
Ao perceber esses sinais, o paciente deve buscar ajuda médica imediatamente.
Exames e avaliações médicas para perda de peso involuntária:
Em primeiro lugar, é comum que os médicos façam uma série de perguntas relacionadas aos sintomas e histórico médico do paciente. Em seguida, é realizada uma avaliação física. Nesse sentido, o médico consegue, cruzar as informações chegara possíveis causas por trás do problema.
Ainda assim, para obter informações precisas, o médico pode perguntar sobre uma série de aspectos, tais como: mudanças no tamanho das roupas, apetite e ingestão de alimentos, dificuldades para engolir, alterações nos padrões intestinais e outros sintomas relacionados, incluindo fadiga, mal-estar, febres e sudorese noturna.
Leia também:
- Como funciona a Qdenga? A nova vacina contra a dengue.
- Exame de hemograma: o que é e quais as doenças pode detectar?
- Perda de peso involuntária, pode ser uma doença?
- Vacina HPV: qual a idade recomendada para tomar?
- Como é feito o exame que rastreia o câncer no cólon?
Além disso, o histórico do paciente em relação a distúrbios anteriores, uso de medicamentos (incluindo aqueles sob prescrição médica, de venda livre e drogas recreativas, bem como produtos à base de ervas) e mudanças na situação de vida (como perda de emprego, de entes queridos ou de uma rotina de refeições em grupo) também são considerados relevantes.
Durante o exame físico, o médico avalia os sinais vitais, a temperatura, os batimentos cardíacos, a respiração e a pressão arterial. Devido à ampla gama de possíveis causas de perda de peso involuntária, o exame físico é bastante abrangente.
O médico examina minuciosamente o coração, os pulmões, o abdômen, a cabeça e o pescoço, as mamas, o sistema nervoso, o reto (incluindo um exame da próstata nos homens e testes de detecção de sangue nas fezes), os genitais, o fígado, o baço, os linfonodos, as articulações e a pele. Além disso, o humor do paciente também é avaliado pelo médico.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!