OMS confirma mais de mil casos no mundo. Doença foi erradicada ainda nos anos 70.
Primeiro caso confirmado.
Na última quarta-feira (8) de junho, foi confirmado na cidade de São Paulo o primeiro caso de varíola dos macacos.
O paciente de 41 anos, que passa bem, segundo informações. O homem que viajou á Espanha recentemente, foi colocado em isolamento no Instituo Emílio Ribas, na Zona Oeste da Capital.
Contudo, devemos ressaltar que a Espanha é o segundo país com maior número de casos da doença, atrás apenas do Reino Unido. Outros 29 países tiveram casos confirmados da doença.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que investiga outros oito possíveis casos em alguns estados brasileiros.
Sintomas da varíola.
Sintomas mais aparentes
- Febre.
- Dor de cabeça.
- Dores musculares.
- Dores nas costas
- Calafrios.
- Exaustão.
O que é um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés”
explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Como prevenir a varíola?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pede para que a população faça uso da máscara, higienize as mãos corretamente.
E a vacina?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a varíola é capaz de proteger contra a varíola dos macacos.
A questão é que esse imunizante parou de ser usado há décadas. No Brasil, a imunização de rotina para a varíola cessou em 1973, segundo informações do Ministério da Saúde.
Siga as redes sociais da Medtrata.
Instagram: @medtrata
