A sífilis é uma doenças sexualmente transmissível causada por uma bactéria durante a relação sexual sem proteção. Os sintomas da sífilis podem ser inicialmente feridas na boca, que mesmo sem tratamentos, podem desaparecer.
O que é sífilis?
A sífilis ou lues, é uma IST transmitida por sexo sem proteção e da mãe parar o bebê, chamada de transmissão vertical. A sífilis é uma doença que tem cura, no entanto, caso não receba o tratamento, a longo prazo, pode causar danos nos órgãos, ossos, coração e no sistema nervoso.
É importante ter atenção aos sintomas, que podem aparecer e desaparecer, mesmo sem o tratamento e por vezes, sem manifestar sintomas.
Leia também: HIV e AIDS são a mesma coisa? Veja os sintomas os sintomas e como ocorre a transmissão.
Quais os sintomas da sífilis?
Sobretudo, a sífilis é classificada de acordo com cada etapa de infecção, que são:
Sífilis primária:
Após ter contanto com a bactéria causadora a doença, a Treponema pallidum, os sintomas iniciais da doença se manifestam dentro de três ou quatro dias.
Nessa fase, o principal sintoma é uma feriada nas regiões genitais ou nos lábios da boca. Essa feriada, portanto, chamada de cancro, não provoca dor e é uma indicação de que a bactéria está tentando se instalar no corpo.
Nesse ponto, as feridas costumam a desaparecerem em até 10 dias, tornando a bactéria silenciosa (inativa) no organismo.
Sífilis secundária:
Após duas a oito semanas da primeira manifestação, acontece o segundo estágio da doença, no qual ocorre a disseminação da bactéria no corpo do paciente.
Nesta fase, os sintomas podem ser febre, cansaço, ínguas (caroços) pelo corpo, e manchas na pele, especialmente nas mãos (palmas) e nos pés (sola).
Igualmente ao estágio anterior, os sintomas desaparecem, mesmo sem tratamentos.
Sífilis terciária:
Nesse estágio, portanto, a sífilis pode atingir o seu grau mais perigoso e comprometedor, causando problemas nos ossos, problemas cardiovasculares, problemas nos ossos, nas juntas, problemas na medula espinhal , epilepsia e levar até a morte.
Sífilis congênita:
A sífilis congênita, no entanto, que é transmitida da mãe pelo bebê ainda na barriga, os riscos podem ser aborto, malformação óssea e alterações neurológicas.
Como é a transmissão da sífilis?
A sífilis é transmitida através de relação sexual sem uso de preservativo, seja ela vaginal, anal ou oral, e caso uma gestante esteja infectada, ela pode transmitir para o bebê. Todavia, há outras formação de transmissão, através do beijo, se a pessoa estiver contaminada ou com uma ferida na boca ou mesmo assintomática.
Leia também: Teste de HIV convencional ou teste rápido? Veja a diferença entre eles.
Como prevenir sífilis.
Por se tratar de uma doença sexualmente transmissível, a melhor maneira de prevenir é através do uso de preservativo em relações sexuais. No entanto, mesmo sem sintomas, ao ter uma vida sexual ativa, é importante realizar o teste de sífilis, no mínimo uma vez por ano.
Por outro lado, para a mamãe, a recomendação é realizar o exame de sífilis durante pré-natal. Em ambos os casos a sífilis tem tratamento e tem cura, e em caso de dúvidas, o médico infectologista pode auxiliar nas dúvidas e diagnóstico.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!