Estima-se que o Déficit de Atenção atinge de 3% a 5% das crianças na idade escolar, com mais diagnósticos em meninos.
O que é TDAH?
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ou também conhecido como TDAH, é um transtorno neurobiológico, de origem genética. Que começa na infância e geralmente acompanha o paciente pelo resto da vida.
Segundo os especialistas, o principal fator de desenvolvimento do TDAH, está na região frontal do cérebro e as suas conexões. Essa região é responsável por controlar ou frear comportamentos e filtrar informações.
Dessa forma, o paciente com TDAH apresenta um número maior de pensamentos a todo momento. O que resulta na falta de atenção numa determinada atividade do dia a dia.
Em contrapartida, o paciente com TDAH pode apresentar um HIPERFOCO. Ou seja, uma alta concentração na realização de atividades que trazem prazer. Isso acontece devido a liberação do hormônio chamado de dopamina.
A dopamina é a substância que controla e faz a parte frontal do cérebro funcionar. Desse modo, o paciente com déficit de atenção, produz menos dopamina. O que resulta numa busca constante por atividades ou substâncias que agregam prazer.
A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, alerta que o paciente com TDAH tem mais chances de se envolver com vícios devido a busca pela dopamina, na qual ele possuí menos.
” O cérebro do TDAH nasceu fabricando menos dopamina, e ele vai passar a vida inteira buscando dopamina e o hiperfoco. Porque essa novidade, que gera prazer, libera dopamina. Se a gente rapidamente não descobrir essas áreas de produção de dopamina, ai vem uma coisa grave, pois ele pode descobrir isso no uso de drogas”
Ana Beatriz Barbosa, Psiquiatra, podcast Inteligência Limitada no Youtube.
Quais são os principais sintomas do TDAH?
Confira abaixo alguns sintomas e sinais que uma criança ou adolescente pode ser diagnosticado com Déficit de Atenção:
- Agitação.
- Inquietação.
- Movimentação constante.
- Mexer pés e mãos.
- Dificuldades na escola.
- Fala em excesso.
- Estar muito ”ativa” o tempo todo.
- Dificuldades em realizar tarefas do dia a dia.
Enfim, diversos outros sintomas podem apontar que a criança ou adolescente, possui o transtorno.
Estima-se que o Déficit de Atenção atinge de 3% a 5% das crianças na idade escolar, com mais diagnósticos em meninos.
Diagnóstico do TDAH:
Sobretudo, é importante dizer que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é. Isso porque o paciente consegue já iniciar os tratamentos ainda na fase inicial da sua vida e assim, evita de levar as dificuldades que o TDAH traz para a vida adulta.
Dessa forma, o diagnóstico é clínico e pode ser dado pelo Neurologista e também pelo Psiquiatra. Contudo, o Psicólogo também pode diagnosticar a doença, mas não podem prescrever medicamentos para diagnóstico.
Além disso, o diagnóstico do TDAH é geralmente feito com base em análises e entrevista com o paciente. Mesmo porque, os sintomas do TDAH podem estar ligados a outras comorbidades referentes ao TDAH.