Estudos indicam que cerca de 80% da população sexualmente ativa deve ser infectada pelo vírus em algum momento de sua vida.
O que é a vacina HPV?
A vacina HPV (papilomavírus humano) é uma das principais vacinas para todas as pessoas com a vida sexual ativa, a vacina tem o objetivo de realizar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis causadas pelo papilomavírus. O HPV, sobretudo, pode causar diversos tipos de câncer, incluindo câncer de colo do útero, de vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe (garganta).
Em suma, o transmissão pelo HPV não necessariamente requer penetração, o vírus também pode transmitir-se através de relação oral ou carícias. Além disso, a infecção pelo HPV pode ocorrer também pelo contato com verrugas externas nas partes genitais.
Nesse sentido, a vacina é altamente importante e recomendada tanto para homens quanto para mulheres, especialmente aqueles que ainda não tomaram a vacina. Além da vacina, outros meios importantes de prevenção é o uso do preservativo e o exame Papanicolau para mulheres.
Para que serve a vacina do HPV?
De modo geral, a vacina imuniza contra quatro tipos de vírus tipo 16 e 18, que tem alto risco para o desenvolvimento de câncer, especialmente o câncer de colo de útero, bem como os tipos 6 e 11, que estão ligados ao desenvolvimento de verrugas genitais.
A vacina é composta de proteínas inativas do vírus, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que podem proteger contra a infecção pelo HPV. A vacina é normalmente administrada em duas ou três doses, dependendo da idade em que é administrada.
Qual a idade que pode tomar a vacina HPV?
A vacina contra o HPV está disponível no SUS, e é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em duas doses. Além disso, pacientes com HIV/AIDS em tratamento oncológico e transplantados também podem receber a vacina.
Nesse caso, mulheres imunossuprimidas até 45 anos e homens imunossuprimidos até 26 anos, com três doses. Por fim, também devem mulheres e homens de qualquer idade com vida sexual ativa devem buscar a prevenção contra o HPV através da vacina.
A vacina contra o HPV encontra-se também nos serviços particulares de saúde, neste caso, a vacina pode chegar até R$1000,00 dependendo do serviço e da região do Brasil.
A vacina do HPV é segura? Qual a eficácia?
A vacina de prevenção contra o papilomavírus é totalmente segura. Sua eficácia, no entanto, segundo o portal MD Saúde, pode ser de até 100% nas mulheres, quando tomada ainda na infância, antes do início da vida sexual, na prevenção de tumores malignos do colo de útero provocados pelos subtipos do vírus. Nos homens nunca expostos ao vírus, a eficácia pode chegar a 90%.
Por outro lado, quando administrada em mulheres mais velhas, já com vida sexual ativa e, portanto, com maior risco de já terem sido previamente expostas ao HPV, a eficácia cai para apenas 44%.
Clique aqui e leia mais sobre doenças sexualmente transmissíveis e infecções.
A vacina contra HPV serve como um tratamento?
Em geral, a vacina contra o HPV é para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Para tratamento relacionado as lesões e os tipos de câncer que a doença causa, utiliza-se outros métodos de acordo com a necessidade do paciente.
A Medtrata é uma clínica popular de S. J. do Rio Preto com atendimento de qualidade, agendamento rápido e preço acessível para quem quer cuidar da saúde. Agende sua consulta clicando abaixo!